JUVENTUDE E DIREÇÃO ESPIRITUAL

JUVENTUDE E DIREÇÃO ESPIRITUAL

Importante Auxílio para a Busca da Santidade

 

 

 

A atenção dada pelos últimos papas aos jovens, com a criação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), beatificando e canonizando jovens e dizendo a eles que também podem ser santos, influencia a caminhada dos jovens na Igreja e na sociedade.

 

Uma quantidade expressiva de jovens pede, cada vez mais, orientação para a vida de santidade e isso se dá, de maneira especial, na direção espiritual.

São Francisco de Sales dizia que não é necessário ter um diretor espiritual para se ser santo, porém, diz o santo, é bem mais fácil tendo um (cf. Filoteia, cap IV). De fato, encontramos em vários santos da Igreja uma sadia necessidade de serem guiados pela figura do diretor espiritual, como Santa Faustina, que dizia: “Desde o momento em que o Senhor me deu um diretor espiritual, sou mais fiel à graça. Graças ao diretor espiritual e a sua vigilância sobre a minha alma, conheci o que é a direção espiritual e como Jesus a considera. Jesus me repreendia pela menor falta e fazia-me sentir que Ele mesmo julga as coisas que eu apresento ao confessor” (Diário de Santa Faustina, 145).

 

O que é direção espiritual?

Seria importante dizer, em primeiro lugar, que direção espiritual não é aconselhamento e nem mesmo terapia. Aconselhamento e terapia, teoricamente, possuem um problema a ser partilhado e resolvido, deste modo, o aconselhamento é algo pontual, com prazo para terminar. A direção espiritual é muito mais que um simples aconselhamento, é uma caminhada entre pai e filho, onde o pai, com sua experiência e intimidade com Deus, ensina o filho aquilo que aprendeu; é uma sublime ferramenta que nos faz superarmos nosso egoísmo e a nossa autorreferência. Somos conduzidos pelos nossos gostos, desejos e inclinações desordenadas, e precisamos de alguém que pontue essas realidades e nos ajudem a trilhar caminhos novos.

Ela é, ainda, um caminho traçado na individualidade da história e vocação de cada um, acolhendo em sua vida a vontade de Deus por meio da autoridade espiritual de nosso diretor ou pai espiritual. É um constante olhar para nossa vida e história e perguntar o que Deus sonhou para mim, qual meu papel neste mundo, para que existo, qual minha vocação... E desta forma, sob a guia de uma pessoa mais experiente nas coisas de Deus, ir ao encontro das respostas.

Essa busca por respostas, por sua vez, precisa ser madura e pessoal, pois a direção não tolhe a liberdade de cada indivíduo e não deve ser usada para ter do diretor espiritual a resposta às decisões que se deve tomar diante de Deus. Direção espiritual é formar para a escuta sempre atenta Dele, por Ele e Nele.

 

E na vida do jovem qual a importância da direção espiritual?

Ela ganha ainda mais força e sentido. A direção espiritual ajuda na superação de questões familiares; nos ajuda no correto amadurecimento humano, afetivo, sexual e psicológico; faz progredir na vida interior, entende os processos espirituais e nos faz entender em que etapa da vida espiritual estamos; apresenta o universo dos vícios e das virtudes; ajuda na luta por uma vida de castidade sadia, auxiliando para que os relacionamentos sejam santos; forma a consciência.

Aqueles que buscam a direção espiritual, como jovens, acabam chegando a sua vocação muito mais bem preparados, superando obstáculos e amadurecendo. Caro leitor, busque um bom diretor espiritual e partilhe com ele seus anseios de vida e comece, ainda hoje, a caminhar com um pai espiritual com autoridade sobre sua vida.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Av. Canaã, 2712 - St. 1, Ariquemes - RO, 76870-152

Entre em Contato

Envie um WhatsApp!

(69) 3535-3106

sistema@franciscodeassisariquemes.com.br

Política de privacidade

Formulário de Direito dos Titulares

Siga-nos

© PAROQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM ARIQUEMES ® 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.